A principal meta do prefeito de Guarantã no Norte/MT, Érico Stevan (DEM) para seu segundo mandato, é transformar a cidade em um importante polo de referência regional em Saúde.
O atendimento do município já tem em funcionamento, uma mamografia e está negociando um tomógrafo [ainda não comprou porque o aparelho não está tendo para entrega].
Com estes serviços, o prefeito irá cobrar do Estado que faça parceria com a prefeitura de Guarantã, para que a demanda da região de mamografia e tomografia sejam centralizadas em Guarantã do Norte.
“O município conta com vários investimentos como ultrassom. Temos aparelho que pode ser levado para o quarto para fazer um raio x sem que o paciente precise sair. Do ponto de vista de equipamentos, Guarantã está bem servido. Agora estamos investindo na humanização do atendimento para aperfeiçoar a qualidade dos colaboradores deste setor. Feito isto, o município estará pronto para ser uma referência em saúde na região”, avalia o prefeito.
Para alcançar este objetivo, o prefeito Érico está dedicando boa parte de seu tempo para gerenciar o setor de saúde, acompanhando presencialmente os trabalhos no hospital, nas unidades de Saúde e na própria secretaria.
O prefeito reitera que foi necessário um grande esforço para organizar a administração, para que os trabalhos pudessem fluir. Segundo ele, a cidade estava muito “pra baixo” quando ele assumiu o mandato há 4 anos.
“A gente entrava no hospital e não tinha uma dipirona, os servidores desanimados. Recebemos esta herança e ainda a notificação do Tribunal de Contas (TCE), para darmos férias para os servidores. Tinha servidor com 7 férias vencidas. Temos 4 médicos que foram para a aposentadorias, que cada um tinha 4 licenças prêmios. Gastamos em torno de R$ 10 milhões para regularizar a parte de férias e licenças prêmios do funcionalismo. Ainda não concluímos este processo, mas está bem avançado”, pontua.
Conforme o prefeito, agora que a casa foi arrumada, Guarantã do Norte está pronto para uma grande retomada, rumo aos avanços sociais e econômicos.
“Nosso foco é a saúde, mas sem descuidar de outros setores da administração, como pavimentação. Assim que passar o período de chuvas vamos começar a fazer asfalto. Criamos as condições para fazer este trabalho e estamos com muita vontade de trabalhar. Até no final do meu mandato, se ficar, será muito pouco asfalto por fazer. Nosso foco é asfaltar 100% da cidade”, assegura o prefeito.
Para dar este ‘upgrade’ na administração o prefeito comprou muitos maquinários. Quando recebeu a prefeitura no mandato anterior, o parque de máquinas da secretaria de Infraestrutura era de equipamentos velhos, que trabalham dois dias e quebravam, ficando dias parados para recuperar.
“Compramos maquinário bom e novo e estamos prontos para trabalhar e atender as demandas na parte de infraestrutura, nas estradas da zona rural e na cidade, para fazer obras e asfalto”, frisa.
Outro foco da administração é na economia local, no sentido de gerar renda e novos empregos. Para isto, a administração irá fomentar o empreendedorismo, no comércio, turismo e, principalmente, a Agricultura Familiar.
Na avaliação do prefeito, há em Guarantã do Norte um mercado aberto para a produção agrícola das pequenas propriedades. Porém, a prefeitura terá quer promover incentivos para que o agricultor familiar possa produzir mais para atender a demanda.
“Hoje, os mercados estão querendo comprar, mas a produção não é suficiente. Temos que ajudar estes produtores a produzir para fornecer o ano todo para os mercados, para a merenda escolar. Isto irá ajudar muito na geração de renda, com reflexo na economia. A cidade está crescendo e temos que ter produção e saber aproveitar o momento”, observa Érico.
Poderes - O relacionamento entre a Câmara Municipal e a Administração, que no primeiro mandato foi tenso e com muitos conflitos entre os dois poderes, tende a ser melhor nesta segunda gestão de Érico Stevan.
Ele observa que o presidente da Câmara, vereador Valcimar Fusinato (PSB) mesmo tendo sido eleito em outro palanque, teve 4 votos em sua eleição para a presidência, de vereadores da base aliada da administração.
“Adquirimos mais experiência no primeiro mandato e acreditamos que haverá harmonia entre os poderes. Temos mais maturidade e vamos priorizar o diálogo. Tem vereadores que são independentes, mas acreditamos que todos estão empenhados em focar nos interesses do município”, analisa.
Por JOSÉ VIEIRA DO NASCIMENTO
EDITOR JORNAL MATO GROSSO DO NORTE
Postar um comentário
Comentários são de responsabilidade se seus autores