Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

IBGE inicia coleta da PNAD-Covid; trabalhos envolvem cidades do ...A PNAD Covid, uma versão da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, em parceria com o Ministério da Saúde, começou a ser coletada, exclusivamente por telefone, nesta segunda-feira (04-05). Em Mato Grosso, 156 entrevistadores do IBGE, sendo 43 em Cuiabá, vão telefonar neste mês para 5.284 domicílios distribuídos em 97 cidades com o objetivo de acompanhar os efeitos do novo coronavírus na saúde, no trabalho e na vida da população. Em todo o Brasil, 2.000 agentes de pesquisa do instituto vão entrevistar moradores de 193,6 mil residências.

A pesquisa vai revelar a quantidade de pessoas que tiveram os sintomas de Covid-19, como febre, tosse e dificuldade de respirar. “Identificaremos a parcela da população que procurou atendimento e em quais tipos de estabelecimentos de saúde. Para os que não buscaram atendimento, vamos descobrir como trataram os sintomas”, explica a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Maria Lucia Vieira.

Nos casos de internação, será possível saber também se o paciente foi sedado, intubado ou colocado em respiração artificial com ventilador. Já nas situações em que não houve deslocamento até uma unidade de saúde, será perguntado se os moradores receberam, por exemplo, a visita de um profissional de saúde na residência ou se tomaram algum remédio com ou sem orientação médica.
A PNAD Covid também vai apresentar as mudanças no mercado de trabalho neste período de pandemia, abordando questões sobre a prática de home office (teletrabalho), os motivos que impediram a busca por emprego e os rendimentos obtidos pelas famílias.

Em respeito às medidas de distanciamento social recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para evitar a propagação do vírus, a pesquisa será realizada apenas por telefone. Os moradores que receberem a ligação do IBGE podem confirmar a identidade dos agentes de coleta por meio do site Respondendo ao IBGE (https://respondendo.ibge.gov.br/), informando matrícula, nome, RG ou CPF do entrevistador, ou pelo telefone 0800 721 8181. Outras informações sobre o estudo também podem ser obtidas no site www.ibge.gov.br.

O questionário da PNAD Covid é bem simples e as entrevistas duram aproximadamente 10 minutos. Quem estiver ocupado na hora que o agente de pesquisa ligar pode agendar um horário de acordo com a sua preferência para receber outro telefonema, mas é muito importante que todos respondam ao questionário para que o IBGE possa disponibilizar informações de qualidade que auxiliem no conhecimento da realidade brasileira, subsidiem a adoção de políticas públicas e a busca por soluções para os problemas causados pela doença.

A previsão é que os primeiros resultados sejam divulgados ainda em maio no site do instituto. “Nosso cronograma de coleta vai depender da extensão da pandemia, mas planejamos divulgar os resultados semanalmente, às sextas-feiras”, ressalta Maria Lucia.

Sigilo das informações coletadas é garantido por lei, Todas as informações coletadas pelo IBGE têm sua confidencialidade garantida pela lei nº 5534/1968, que trata do sigilo da informação e garante que os dados só podem ser utilizados para fins estatísticos.

“Assim como na coleta presencial, o sigilo das informações dos moradores está garantido e são utilizados unicamente de forma estatística e agregada, sem identificação de nenhum deles. Os dados também não são entregues para nenhum outro órgão e seguem os princípios fundamentais das estatísticas oficiais da ONU”, afirma Maria Lucia Vieira.
Da Assessoria
Marcadores:

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.