Publicidade 1
Publicidade 1

Safra de feijão em 2018 será acima de 3% menor que o previsto em junho, diz IBGE

feijao carioca
O País deve colher 3,3 milhões de toneladas de feijão este ano, uma queda de 0,5% em relação ao resultado de 2017. A estimativa é 3,4% menor que a de junho, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de julho, divulgado nesta quinta (9), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"É a primeira vez este ano que a gente prevê uma safra de feijão menor que a do ano passado. Apesar de ser um pouco menor, não é nada assustador, é uma safra que abastece bem o mercado, é o suficiente para o consumo doméstico", ressaltou Carlos Alfredo Guedes, gerente na Coordenação de Agropecuária do IBGE.
O consumo aparente de feijão no País fica em torno de 3,2 milhões de toneladas, segundo Guedes. Em 2018, problemas climáticos têm reduzido o rendimento médio, que está 2,9% menor do que em 2017. As reduções mais intensas em relação a junho ocorreram na Bahia, Pará e São Paulo.
A primeira safra de feijão deve totalizar 1,6 milhão de toneladas, uma queda de 1,1% em relação à estimativa de junho. Essa safra deve responder por 48,7% da produção total de feijão. 
Já a segunda safra foi estimada em 1,2 milhão de toneladas, um decréscimo de 4,6% em relação a junho. Houve redução de 0,5% na área a ser colhida e de 4,1% no rendimento médio. A segunda safra de feijão responde por 35,7% da produção total do grão.
Por Daniela Amorim/AE
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!