Publicidade 1
Publicidade 1

Na semana contra o Tabaco, especialista alerta contra danos causados pelo fumo à saúde bucal

Que o cigarro provoca danos à saúde todos já sabem, mas muitos desconhecem os males causados à saúde bucal. A relação entre tumores bucais e o tabaco está comprovada em cerca de 95% dos casos, e este é um dos alertas que o cirurgião dentista e implantodotista, Artur Tasso Sulman faz questão de lembrar na Semana Mundial sem Tabaco.
O cigarro é composto por mais de 4700 substancias tóxicas, sendo que 60 dessas são cancerígenas. Conforme o especialista, a nicotina por exemplo modifica a estética vermelha das gengivas, característica de um tecido saudável. Isso acontece por que o cigarro prejudica a estrutura óssea da boca, fazendo perder a sustentação e consequentemente o desenho da gengiva, criando espaços escuros entre os dentes.
“Quanto aos esmaltes, a nicotina penetra neles e também acaba escurecendo. O cigarro ainda provoca alterações na mucosa, diminuição do paladar, mau hálito, problemas periodontais e até perda dos dentes” destaca Dr. Artur.
A orientação do especialista é que a visita ao consultório odontológico seja regularmente pela população fumante para o diagnóstico de lesões, principalmente devido ao risco que estão expostos.
“A atenção redobrada na saúde bucal se faz necessária à população fumante porque o cigarro não só provoca, mas potencializa doenças, as tornando mais agressivas e fazendo avançarem mais rapidamente”, salienta a profissional.

O fumante pode realizar o autoexame bucal em frente ao espelho para que verifique alterações na cavidade. A orientação do especialista é que os pacientes procurem por mudanças na aparência dos lábios, e da parte interna da boca, feridas endurecidas, caroços, sangramentos, inchaços, áreas dormentes e dentes amolecidos ou quebrados. Se notar alguma anormalidade, a recomendação é de que se procure um dentista imediatamente.
***Dr. Artur Tasso Suman – CRO 5283
Cirurgião dentista, especialista em Implantodotia
Coordenador/ Profissional Responsável pela clínica Sorriso Feliz, em Rondonópolis- MT
Atuante nas clínicas Odonto Fácil em Rondonópolis-MT e Centro Odontológico do Povo em Jaciara- MT e Coxim-MS
*** Sorriso Feliz – Avenida Cuiabá, 1317 – 1º andar- Centro
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!