Publicidade 1
Publicidade 1

Índios bloqueiam rodovia estadual pelo terceiro dia no Nortão

Cerca de 40 índios da etnia kayapó retomaram o bloqueio pelo terceiro dia consecutivo na MT-320, nas proximidades de um curtume, localizado a cerca de cinco quilômetros da entrada de Colíder (158 quilômetros de Sinop), esta manhã. Apenas ambulâncias com pacientes e veículos com idosos podem trafegar. As informações foram confirmadas pelo cacique kayapó, Megaron Txucarramãe, ao Só Notícias.
“Ontem tivemos uma reunião com o prefeito de Colíder [Noboru Tomiyoshi]. Ele nos posicionou que a falta de atendimento é devido as dívidas e não pagamento dos salários dos médicos. Por isso, vamos manter o bloqueio até que o governador [Pedro Taques] se posicione para ajudar resolver esta situação. Além disso, ele apoiou nosso movimento. Queremos os atendimentos normalizados”.
O bloqueio da rodovia começou na quarta-feira (3). Ontem, os índios também interditaram a via. Eles utilizam pneus e alguns objetos para obstruir a passagem de veículos. No entanto, liberaram a passagem de todos os veículos por volta das 18h. Não houve registros de incidentes, embora o manifesto tenha causado transtornos e atrasado viagem de muitas pessoas. A MT-320 é a principal via de acesso aos municípios de Nova Canaã do Norte e Alta Floresta.
O governo do Estado pagou um dos oitos salários atrasados dos médicos em Colíder. Segundo os médicos, foi realizada a quitação da folha do mês de fevereiro, na última sexta-feira (28). Porém, como os salários estão atrasados desde outubro do ano passado, eles decidiram permanecer em greve. Os profissionais da saúde paralisaram as atividades dia 7 de abril. Desde então, os médicos atendem apenas casos de urgência e emergência. Cirurgias eletivas, consultas agendadas e também o pronto atendimento foram suspensos.
Segundo o diretor do hospital, Elizadro de Souza Nascimento, ainda será realizada uma consulta no Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan) para saber se ocorreu ou não pagamento dos outros atrasados.  “Ainda não tivemos acesso ao sistema para confirmar se ocorreu ou não os pagamentos. A previsão de que os fossem feitos pagamentos, ontem. A expectativa é de que com esse novo repasse os médicos voltem a trabalhar”.
Por Só Notícias/Cleber Romero (foto: divulgação e Lázaro Nunes)
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!