Publicidade 1
Publicidade 1

Guarantã do Norte: Saúde deve ser reestruturada com mais ações e menos gastos

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, óculos
As enfermeiras efetivas Tatiana e Márcia assumiram a missão de reestruturar a saúde no município de Guarantã do Norte com objetivo de cumprir metas pactuadas, melhorar indicadores e resgatar recursos que o município está deixando de receber em função de não cumprir as metas.
Organizar a saúde fazendo mais com menos é o desafio que começa a ser colocado em prática

A saúde pública foi o tema principal das ultimas três eleições no município de Guarantã do Norte, com a atual gestão não foi diferente. O prefeito eleito Érico Stevan assumiu com a população o compromisso de realizar uma verdadeira transformação na saúde pública do município com a missão de fazer mais e gastar menos. Duas enfermeiras efetivas do município foram convocadas para coordenar essa missão. A enfermeira Márcia de Fátima Budtinger assumiu a Coordenação da Atenção Básica e a enfermeira Tatiana Aranda assumiu a Secretaria Municipal de Saúde.
Essas duas mulheres assumiram o comando da saúde com foco no seguinte objetivo Fazer Mais e Gastar Menos. Os resultados nos primeiros 60 dias de governo já são notórios e avaliados positivamente pelos usuários da saúde pública.

Fortalecendo a Atenção Básica
Logo na primeira semana da administração as ações voltadas para atenção básica tiveram início com a aquisição de material de higiene e limpeza para os PSFs, pois, na maioria destes os profissionais faziam “vaquinha” para comprar, ou traziam os produtos de casa. Todos os PSFs tinham problemas com as chuvas e muitas goteiras, essa situação foi resolvida no primeiro mês e logo em seguida foram contratados médicos e dentistas para todas as unidades de saúde. Medicamento que era raridade passou a ter para atender a demanda de todos os PSFs. Veículos foram adquiridos e as visitas domiciliares passaram a ser realizadas. Os profissionais que faziam plantões finais de semana e em contrapartida recebia um dia de folga agora estão sendo remunerados por estes plantões, isso serve como estímulo e melhora a renda desses profissionais.
Determinação para cumprir as metas pactuadas já demonstram sinais positivos nos indicadores

Num passado não muito distante o município de Guarantã do Norte foi referência na área de saúde, alguns indicares eram referencia em nível nacional. Apesar dos altos gastos no setor de saúde, nos últimos anos Guarantã não estava cumprindo suas metas pactuadas o que ocasionou a diminuição de alguns recursos principalmente da esfera federal. Um reflexo disso são as transferências de recursos do governo federal previstas para 2.017 menores do que foi em 2.013. Objetivando reverter essa situação as equipes de saúde da família sob a coordenação da enfermeira Márcia Budtinger começam a traçar estratégias. Algumas ações já começam a ter resultados ao invés de disponibilizar vacinas duas vezes por semana os PSFs agora atendem diariamente e os resultados nos indicadores já começam a aparecer, assim também ocorre com a coleta de preventivo. As reuniões de planejamento familiar voltam a acontecer. A determinação da gestão é que as unidades de saúde da família sejam acolhedoras, com atendimento humano onde os usuários se sintam dignos e as metas pactuadas sejam cumpridas ocorrendo as melhoras nos indicadores de saúde do município.
Seletivo para contratação de 38 novos Agentes de Saúde

Como parte das ações para melhorar o atendimento a secretaria municipal de saúde está lançando Teste seletivo para contratação de 38 novos agentes de saúde. Serão contratados 32 novos Agentes Comunitários de Saúde e 06 novos Agentes de Endemias. As contratações tem por objetivo cobrir as microrregiões que estão sem Agentes Comunitários de Saúde fortalecendo o vinculo das unidades de saúde com os usuários. Os 06 novos agentes de endemias vão fortalecer a atuação das Vigilâncias em saúde que também recebeu uma caminhonete L 200 para poder realizar suas atividades externas e fiscalizar os pontos de vulnerabilidade e riscos para a saúde pública.
Hospital Nossa Senhora do Rosário Revitalizado

O Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário que no passado fazia mais de cinco cirurgias por dia se tornou ocioso nessa demanda transferindo quase todos esses procedimentos ao Hospital Regional de Peixoto de Azevedo. A falta de medicamentos, equipamentos até mesmo de materiais como equipo, seringa, agulha, gaze deixaram o hospital em estado lastimável e ocasionando alto nível de stress aos profissionais que ali trabalham. Essa situação foi resolvida com a compra de medicamentos, equipamentos, material de consumo e contratação de mais profissionais para atender a população, entre os quais um ortopedista que realiza quinze atendimentos diários. As cirurgias eletivas começam a ser realizadas novamente no hospital sem que haja necessidade de encaminhar os pacientes para Peixoto de Azevedo ou outras cidades a não ser em situações mais complexas.

Há pelo menos cinco anos vem se arrastando a reforma do hospital que nunca terminou. Nos primeiros sessenta dias de governo várias situações já avançaram entre as quais a brinquedoteca que se arrastava desde 2013 e já foi concluída entre outras ações que estão em execução. A ampliação do Hospital está sendo discutida e a construção de um banheiro para cada quarto de internação também está sendo planejada.

A ordem é Trabalhar e não ficar lamuriando e buscando culpados
O prefeito Érico permanentemente acompanha as discussões e decisões tomadas na área da saúde. Mesmo com a queda brusca na arrecadação do município neste início de ano e o atraso por parte do estado na transferência dos recursos da saúde, a ordem do gestor é não ficar buscando culpados nem ficar se lamuriando. “Fomos eleitos para resolver esses problemas, nós sabíamos que eles existiam, não adianta ficarmos aqui culpando o governo pelo atraso dos repasses ou ficar buscando justificativas para justificar o injustificável. Nossa obrigação é encontrar as soluções para os problemas existentes e nesse sentido agradeço o empenho da secretária Tatiana, da Márcia coordenadora da atenção Básica, dos profissionais do hospital dos PSFs e de todos que tem se dedicado para melhorarmos a saúde pública. Tenho certeza que estamos no caminho certo e muitas outras melhorias em breve estarão acontecendo para nossa população.” Pontuou o prefeito Érico.
Da Assessoria
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

1 comentários :

  1. Realmente posso dizer que essas melhorias existem e não é propaganda enganosa. Pois necessitei do Hospital Municipal nas 2 gestões. Na primeira com atendimento de emergência com caso de vida e morte, onde tive de comprar material na farmácia da frente para ser atendido as pressas. Já na segunda realizei dia sim dia não curativos e nunca me faltou os materiais básicos para tal atendimento. Estão de parabéns o atendimento com respeito o dignidade que recebi pelos funcionários.

    ResponderExcluir

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!