Publicidade 1
Publicidade 1

Bortoli sugere criação de Departamento e Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal

Indicação visa auxiliar APAMS no cuidado e proteção de cães e gatos no município

O município de Sinop possui uma população canina doméstica de aproximadamente 24 mil animais e cerca de 5 mil felinos. A cidade conta com o controle de zoonoses da secretaria de Saúde. O veterinário responsável pela vacinação dos cães e gatos, Joacyr de Jesus Oliveira, destaca que o bem estar animal vai muito além do dono alimentar o bichinho. “O bem estar animal vai desde uma boa nutrição até o cuidado comportamental com a prática de atividades. Não se pode descuidar da parte sanitária, uma vez que temos as zoonoses, doenças que passam do animal para o dono. É fundamental que se realize as vacinas, que não são importantes apenas para a saúde do animal, mas também para a da população em geral. Precisamos ter um apoio a mais para a proteção e bem estar animal em Sinop”, explica Oliveira.


O vereador Ademir Bortoli (PMDB) irá apresentar durante a sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (13), indicação referente à criação de um Departamento de Bem Estar Animal e do Conselho Municipal de Proteção e Bem Estar Animal. A implantação dos setores tem como objetivo fiscalizar as políticas públicas, seguindo programas de conscientização, proteção e posse responsável dos animais, além de promover campanhas de adoção, vacinação, registro de cães e gatos e o controle populacional dos bichos.

“Em Sinop temos muitos animais soltos nas ruas e a APAMS, que é uma instituição que cuida de animais nesta situação, não tem a obrigação, nem estrutura e recursos para cuidar de todos. A instituição já realiza um trabalho social que ultrapassa os seus limites, com excelência e amor que é notório, recebe ajuda da população, porém é necessário mais. Por isso é importante a criação do Departamento e do Conselho para que políticas públicas sejam adotadas, com o intuito de elaborar regras para o controle populacional dos animais que resultem também no bem estar dos bichos e ainda na responsabilização de quem abandona o animal”, expõe Bortoli.

O Departamento e o Conselho irão auxiliar a Associação Protetora dos Animais de Sinop (APAMS), que atualmente trabalha sozinha, recolhendo animais abandonados das ruas, prestando cuidados, proteção e os destinando a um novo e seguro lar. Atualmente a entidade abriga 211 animais e não conta com estrutura para acolher outros.

Este ano a entidade está realizando uma campanha de adoção a cada mês, com o objetivo de diminuir o número de animais e para isso conta com o apoio de empresas parceiras. A diretora da APAMS, Luciani Chiarello, destaca que a criação do Departamento e do Conselho é muito importante não só para Sinop, mas também para a Associação. “Porém precisamos fazer isso sair do papel. É muito interessante que as pessoas estejam se mobilizando em prol do bem estar animal, porque há pouco tempo as pessoas nem se lembravam que esses animais existiam”, finaliza Luciani.
Por Dieny Vieira/Assessora 

Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!