Publicidade 1
Publicidade 1

Crise hídrica no Estado pode fazer preço do café subir até 25% nos próximos dias

A queda da vazão dos rios e a consequente escassez da água nas lavouras decorrentes da falta de chuvas no Estado irá impactar no preço de um dos mais tradicionais produtos nas casas capixabas. Segundo o Sindicato dos Torreifadores de Café (Sincafé-ES), o preço do café pode aumentar até 25% nos próximos dois meses.
“Estamos alinhando aumentos em torno de 15% e para os próximos 30 dias mais 10% depois, isso se permanecer sem chuvas. Acredito que já a partir desta semana que vai alterando devagar, mas o estoque deste ano já está comprometimento de uma forma geral”, contou o presidente do Sincafé, Egídio Malanquini.
Ainda de acordo com o Sindicato, a crise hídrica provocou queda de 50% a 60% da safra desse ano. "Temos a expectativa do cultivo se recuperar na próxima safra, mas talvez isso não aconteça, porque a chuva não está chegando”, explicou Malanquini.
O presidente do Sindicafé acredita que o aumento de preços firmado pelos produtores será repassado ao consumidor. “Os supermercados vão repassar para o cliente final, não tem como segurar se a indústria tem um acréscimo”, afirmou.
Só não se sabe quando o produto ficará mais caro nas prateleiras do comércio capixaba. Segundo a Associação Capixaba de Supermercados (Acaps), “não dá pra saber quando nem quanto os preços vão subir porque cada supermercado faz a sua compra e tem a sua negociação com os fornecedores. O mercado é livre e não há controle”. 
R7
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!