Publicidade 1
Publicidade 1

Polícia alerta população sobre golpe aplicado por aplicativo de mensagens

Segundo a Polícia Civil, três pessoas foram vítimas do golpes em Cuiabá. Criminosos clonam celular de parentes e pedem dinheiro para as vítimas. Por G1/MT

Celulares de RO passarão a ter nono dígito (Foto: Magda Oliveira/G1)
Golpistas mandam mensagem através de aplicativos  (Foto: Magda Oliveira/G1)
A Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá emitiu um alerta contra golpistas que têm feito vítimas aplicando golpes através de aplicativos de mensagens. O comunicado foi feito devido aos recentes casos registrados pela unidade policial na capital. No golpe, segundo a delegacia, os estelionatários clonam o celular de amigos das vítimas e enviam mensagens pedindo dinheiro emprestado. Sem desconfiar do golpe, as vítimas transferem dinheiro para contas informadas pelos golpistas.

De acordo com a polícia, recentemente três pessoas já foram vítimas dos estelionatários na capital. Para aplicar o golpe, os criminosos clonam o celular de parentes ou pessoas próximas da vítima e entram em contato pedindo dinheiro empresta. Na conversar, os golpistas prometem devolver o dinheiro em espécie. Segundo a polícia, o golpe tem duas vítimas: quem tem o celular clonado e quem faz a transação bancária.

A primeira pergunta que os criminosos fazem, segundo o delegado José Carlos Damian, da Polícia Civil, é se as vítimas têm acesso ao banco pelo computador ou celular. Caso a vítima responsa sim, os golpistas pedem que elas façam uma transferência de urgência. “As vítimas acabam acreditando na situação, uma vez que o pedido vem direto do número de telefone de pessoas próximas”, afirma o delegado.

Ele explica ainda, que até mesmo pessoas mais esclarecidas acreditam no golpe. Isso porque, as vítimas veem a foto da pessoa e o histórico de conversas anteriores. “Como o criminoso tem acesso aos dados do telefone, incluindo as mensagens trocadas pelo aplicativo, ele tem a noção exata sobre o que as vítimas conversam e como se relacionam. Isso possibilita que ele seja ainda mais convincente na abordagem”, disse o delegado.

Para evitar o golpe, o delegado orienta a população a entrar em contato pessoalmente ou fazer uma ligação, antes de fazer qualquer transação bancária a pedido de amigos e parentes.
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!