Publicidade 1
Publicidade 1

Período proibitivo de queimadas começa nesta sexta-feira

A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) alerta os produtores rurais para o período proibitivo de queimadas que começa na próxima sexta-feira (15/07) em Mato Grosso e segue até o dia 15 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das questões climáticas. A Famato é integrante do Comitê do Fogo e parceira todos os anos nas campanhas de combate aos incêndios no estado.

A analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi destaca que a entidade que representa os 90 sindicatos Rurais de Mato Grosso trabalha com o compromisso de garantir educação ambiental e ações de prevenção ao fogo ilícito. “Com profissionais das áreas rurais e ambientais, a Famato conscientiza os produtores rurais da importância da prevenção, principalmente os que estão em áreas críticas e propícias a incêndios florestais. Por meios dos sindicatos espalhados pelo estado chegamos aos produtores rurais com cartilhas, palestras e treinamentos. A Famato tem a preocupação de levar conhecimento e conscientização ao produtor”, diz Lucélia.   

O estado passa por um período de estiagem, o que favorece o tempo seco e as consequências são os incêndios. Para evitar a propagação do fogo, o  Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), lançou na terça-feira (12/07), a "Campanha de Combate e Prevenção às Queimadas do ano de 2016". A programação das atividades de combate a incêndio nos próximos 60 dias serão direcionadas pela Sema, Corpo de Bombeiros e brigadistas responsáveis pela fiscalização de fogos de fogo em áreas urbanas e rurais.

O Coronel do Batalhão do Corpo de Bombeiros, Paulo André Barroso recomenda aos produtores rurais ações preventivas, como construção de aceiros e preparação dos funcionários para o combate, já que o incêndio começa em pequenos focos que podem ser combatidos. “É importante ter pessoas treinadas na propriedade rural que possam combater os pequenos focos de incêndio, até porque o Corpo de Bombeiros não está em todos os municípios do estado. E agora no período proibitivo não usar o fogo de forma alguma”, destacou Barroso.

Em Mato Grosso o Corpo de Bombeiros tem 130 homens do Batalhão de Emergências Ambientais para atuar nas bases espalhadas em 18 municípios e outros 130 soldados que nesta estiagem vão atuar em equipes móveis em cidades que não têm Corpo de Bombeiros.

Ascom Famato
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!