Publicidade 1
Publicidade 1

Exames de tireoide devem ser analisados em conjunto com diversos fatores


A incidência do câncer de tireoide no Brasil aumentou em 10% nos últimos anos, mas sua mortalidade diminuiu. Os Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) revelam que o diagnóstico precoce tem ajudado muito na redução dessa taxa com o auxílio na diferenciação entre nódulos benignos e tumores malignos. Este foi o principal tema de Jantar Científico realizado na quinta-feira (16/06) para endocrinologistas da comunidade médica de Cuiabá, com a presença de mais de 50 convidados, com palestras de especialistas do corpo clínico do laboratório Cedic Cedilab.

Dra. Maria Cristina Chammas, especialista em ultrassonografia que íntegra o corpo clínico do laboratório Cedic Cedilab, deu dicas aos médicos presentes sobre como ler e analisar imagens de ultrassom de nódulos da tireoide. “A tecnologia nos proporcionou equipamentos de ultrassonografia cada vez mais sensíveis, que conseguem indicar nódulos de 1 a 2 milímetros na tireoide que não são por meio de palpação, por exemplo. Mas nem sempre a presença de um nódulo indica câncer. Juntos precisamos saber avaliar melhor a imagem para evitar procedimentos invasivos, como a biópsia ou até a retirada da glândula, sem a real necessidade”, explica.

Quando o assunto é exame laboratorial, Dra. Suemi Marui, endocrinologista que íntegra o corpo clínico do Cedic Cedilab, falou sobre variações no resultado do TSH, exame de sangue utilizado para verificar problemas de tireoide. “O médico deve ter muito cuidado ao demandar esse exame, porque vários elementos devem ser levados em consideração como idade, hora de coleta e medicação que o paciente toma. Se não prestarmos atenção nestas questões, o resultado pode vir com oscilação”, conclui a endocrinologista e chefe de unidade hospitalar de tireoide.


cid:image011.png@01D14E15.91EB9430
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!