Publicidade 1
Publicidade 1

Cidadãos de Guarantã do Norte conhecem canais de comunicação com o TCE-MT

Conselheiro presidente do TCE-MT, Antonio Joaquim, fez o discurso de abertura do programa Consciência Cidadã em Guarantã

A curiosidade em conhecer melhor o Tribunal de Contas de Mato Grosso e a vontade de combater a corrupção através de ferramentas de controle social levaram o motorista, Laercio Pereira, de 56 anos, ao Consciência Cidadã, programa que em sua 4ª edição de 2016 foi realizado em Guarantã do Norte, na noite do dia 22 de junho. Na solenidade, o participante afirmou que levará para casa a importância de acompanhar as contas públicas do seu município no sentido de verificar se a movimentação de recursos, de fato, corresponde aos projetos que estão sendo executados na cidade.
   Laercio Pereira          56 anos, motorista

"As vezes nós somos massacrados pela postura irresponsável dos gestores e nos calamos diante disso. Então, saber como fazer denúncias, de acordo com documentos, pode reverter esse cenário e gerar penalidades aos governantes"

 
Segundo ele, o ponto mais importante do evento foi entender de que forma o cidadão pode denunciar as situações irregulares de ordem pública. "As vezes nós somos massacrados pela postura irresponsável dos gestores e nos calamos diante disso. Então, saber como fazer denúncias, de acordo com documentos, pode reverter esse cenário e gerar penalidades aos governantes", completou. Para tanto, o motorista destacou os canais entre a população e o Tribunal de Contas de Mato Grosso como a Ouvidoria e o Espaço do Cidadão sitiado no portal eletrônico da instituição.
Auditor José Marcelo Perez apresenta ferramentas do TCE que auxiliam o cidadão
Com a participação de mais de 475 pessoas de Guarantã do Norte e região, o Consciência Cidadã foi dividido em duas partes. Num primeiro momento de palestras, o presidente do TCE de Mato Grosso, Antonio Joaquim, trouxe reflexões sobre a importância do voto, do acompanhamento da gestão pública e de como, citando os pensadores Antonio Gramsci e Bertold Bretch, estes dois elementos juntos podem transformar alguns indivíduos, "indiferentes" ou "analfabetos políticos", em cidadãos conscientes do seu papel em comunidade. O auditor público externo, José Marcelo Perez, apresentou as principais ferramentas do Tribunal de Contas de Mato Grosso para que a sociedade esteja atenta aos gastos públicos.
Otimista em relação ao evento, a secretária avaliou o resultado final como satisfatório
No segundo momento do Consciência Cidadã, a secretária de Articulação e Desenvolvimento Institucional do TCE, Cassyra Vuolo, mediou os questionamentos feitos pela sociedade à mesa composta pelo juiz de Direito de Guarantã do Norte, Diego Hartmann; pelo promotor de Justiça da comarca local, Marcelo Mantovanni Beato; pelo conselheiro substituto do TCE, Luiz Carlos Pereira; pelo procurador do Ministério Público de Contas (MPC-MT), Alisson de Alencar; e pelo presidente Antonio Joaquim.
Foram 2 horas de debate em que se esclareceram 32 perguntas feitas pela sociedade presente. De acordo com a coordenadora do projeto, Cassyra Vuolo, a participação massiva revela que Guarantã do Norte e região está interessada no empoderamento que as informações podem dar para o eficaz exercício do controle social sobre os recursos públicos. "Cidadania é exatamente isso, a sociedade conhecer os direitos que lhe cabem, mas também os deveres; é a participação dos espaços que a lei garante para que o cidadão ajude a decidir, a propor, executar os gastos públicos e a verificar os resultados atingidos pelos gestores", afirmou satisfeita com o resultado positivo do Consciência Cidadã, na região norte do Estado.

"Cidadania é exatamente isso, a sociedade conhecer os direitos que lhe cabem, mas também os deveres; é a participação dos espaços que a lei garante para que o cidadão ajude a decidir, a propor, executar os gastos públicos e a verificar os resultados atingidos pelos gestores"

Cassyra Vuolo
Secretária de Articulação e Desenvolvimento Institucional do TCE e coordenadora do projeto 
Antonio Joaquim, discursa sobre eleições e a importância da decisão certa no voto
O presidente do TCE de Mato Grosso, Antonio Joaquim, enalteceu a participação popular no evento e relembrou o atual momento político pelo qual passa o Brasil, destacando que, só os olhos da população sobre os recursos públicos podem transformar o cotidiano do município, do estado e do país. "Quando o cidadão, além de votar, vivenciar essa vida pública, poderemos transformar o atual cenário político e mudamos o país. Não existe uma figura que vai fazê-lo, mas todos juntos podemos exigir de nossos representantes a qualidade na aplicação dos recursos públicos e continuar esse processo", completou.
Deputado Pedro Satélite prestigiou e elogiou a inicitaiva do evento do TCE-MT 
Prestigiando o evento, o deputado estadual, Pedro Satélite, parabenizou a iniciativa do Tribunal de Contas de se direcionar ao interior de Mato Grosso para ouvir as dúvidas da sociedade. "Nada mais belo do que a informação e isso enriquece a população, que pode cobrar, exigir dos gestores públicos. Cada um fazendo sua parte e em Guarantã do Norte a população participa fortemente para melhor a realidade", afirmou o parlamentar.
Neste sentido, buscando reverter as dificuldades na área da Saúde em Guarantã do Norte, a futura técnica em Enfermagem, Elisangela Martins, de 28 anos, fez questão de participar do evento com a vestimenta branca, assim como outras três colegas. "Nós estamos passando por muitos problemas na Saúde pública e nós aqui, hoje, viemos saber para onde está indo o dinheiro que não é revertido em qualidade de vida para a população. Por que não temos resultados? A UPA e os médicos, onde estão?", concluiu.
Sociedade guarantãensse participou ativamente do programa Consciência Cidadã
Há 10 anos, o programa Consciência Cidadã busca discutir com a sociedade mecanismos que permitam ao cidadão intervir na direção dos negócios públicos do município, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração. Este ano, já participaram os polos de Alta Floresta, Mirassol d'Oeste, Sinop e, agora Guarantã do Norte, reunindo mais de 2 mil participantes dentre estudantes universitários, representantes dos conselhos de políticas públicas, de associações e de clubes de serviço e comércio; sindicalistas e empresários.
Estiveram também presentes no evento,  a prefeita de Guarantã do Norte, Sandra Martins; e o assessor pedagógico Sérgio Alberto Pereira, que representou a sociedade na solenidade de abertura.
Da Assessoria
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!