Publicidade 1
Publicidade 1

1º Comando Regional recebe visita do Projeto Siminina

Na manhã da quinta-feira (02) alunas do Projeto Siminina visitaram o quartel do1º Comando Regional em Cuiabá para uma prosa e café da manhã.

Elas foram recebidas pelo comandante, Cel PM Jorge Luiz e sua equipe. Durante a visita a Ten Cel Rosalina e as Cb Tatiane e Geisa usaram a experiência que a vida lhes trouxe como exemplo para as 65 alunas atendidas pelo projeto. 

O foco da conversa foi a construção de uma vida saudável, livre das drogas e em direção ao sonho de cada uma, tendo como base a fé em Deus e dedicação aos estudos.
Algumas alunas do projeto já têm o sonho definido, ser policial militar. Como Ana Giovana, 10 anos, que desde seus 05 anos diz que será uma Policial. 

E Karen de 12 anos que despertou o desejo quando viu um policial militar emocionado atendendo uma mulher vítima de lesões corporais. Finaliza afirmando que pela PM é possível ajudar pessoas e que para se tornar uma policial não irá namorar tão cedo.

A iniciativa foi da líder comunitária Benedita de Souza Mendes, Dona Morena, Presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Distrito da Guia, juntamente com a monitora do projeto, Rosangela Santos da Silva.

Além da visita ao 1º CR as alunas visitaram o BOPE – Batalhão de Operações Especiais da PMMT e o Ciosp – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública. Neste último local tiveram especial orientação sobre utilização do número 190, destinado as chamadas de emergência, devido à quantidade de trotes recebidos com freqüência. Em 2015, das 1,1 milhão de ligações recebidas pelo Ciosp em Cuiabá e Várzea Grande, 38,7 mil foram trotes realizados por crianças.

Para Dona Morena a importância da visita está em afirmar que a Polícia Militar é a Comunidade, além disto, as alunas sempre desejaram conhecer um quartel de polícia.

O Cel PM Jorge Luiz, Comandante do 1º CR, recebeu o projeto com grande satisfação e não tem dúvida que a aproximação facilita o relacionamento com a comunidade e que este tipo de visita contribui inclusive para desmistificar aquela relação de medo incutido nas crianças pelos pais sobre figura do policial militar. Enquanto que a visita ao Ciosp auxiliará na conscientização da utilização do número 190, diminuindo os trotes que ainda acontecem pelas chamadas de emergência.

O projeto

O Projeto Siminina é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá. Possuem 17 unidades, sendo uma delas localizada no Distrito da Guia há 06 anos. Destinado apenas para meninas, o projeto atendem cerca de 900 garotas com idades entre 06 a 14 anos. 

O objetivo é prevenir situações de risco e violação de direitos por meio de atividades extracurriculares, em contraturno, como por exemplo, reforço escolar, aulas de dança, teatro, palestras educativas com temas como saúde bucal, gravidez na adolescência, planejamento familiar, cidadania, entre outros assuntos. O projeto tem acompanhamento de profissionais de assistência social, psicólogo e pedagogo.
Por Emirella Perpétua S. Martins - Major PM 
Chefe Divisão de Marketing e Comunicação Social do 1º Comando Regional
Gerente Regional do Proerd do 1º Comando Regional
Integração Comunitária do 1º Comando Regional



Exibindo selecionada10.jpg
Exibindo selecionada1.jpg
Exibindo selecionada1.jpg
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!