Publicidade 1
Publicidade 1

Podemos construir um projeto de Inovações

Fernando Assunção, Vereador em Sinop
Tenho observado, há algumas semanas, que as filas no SINE e na Caixa Econômica Federal estão aumentando ainda mais, e me pergunto quais são as alternativas que o poder político tem colocado em prática para mudar este cenário que atinge milhares de famílias.

Há que se observar que, uma das funções do poder público, é a promoção de oportunidades em todas as esferas de desenvolvimento. Em Sinop, hoje, não encontramos iniciativas de governo que ajudem a incrementar novas vagas de trabalho. Praticamente tudo que temos neste setor é realizado exclusivamente pelo setor privado.

Mas, as críticas puras e simples vão ajudar?
Para que o desenvolvimento tome proporções maiores, é vital integrar a “capital do nortão” ao eixo econômico nacional e internacional. Temos aqui uma vasta região a ser desenvolvida. Cabe ao poder executivo fazer com que este cartão postal seja exposto para o mercado, e assim, traga o futuro para as mãos da população.

Agora, o que podemos fazer para o futuro?
Inovar e levar nossa marca para todos os lugares, criar ambientes atrativos em feiras e exposições mostrar as potencialidades do agronegócio, turismo, educação e do empreendedorismo sinopense. Internacionalizar Sinop com parcerias privadas e levar nossa marca na esfera mundial, captar interessados nos mais diversos países do mundo.

Para que isso volte a acontecer, é imperativo planejar uma integração do poder público junto ao CODESIN (Conselho Desenvolvimento de Sinop) que pode e precisa estar constituído, ao CODERNORTE, e a partir de então articular ações afirmativas para toda a região atendida pelo Polo de Sinop.

Além da abertura de novas empresas de médio e grande porte, que são grandes geradoras de riquezas, cabe ressaltar a importância das empresas de tecnologia que são consideradas um grande canal de desenvolvimento econômico. Cuiabá hoje, conta com o NIT (núcleo de inovação e tecnologia), uma ação de Estado e por estar ligado ao poder público municipal, estou viabilizando a estruturação de um Núcleo inovador nestes moldes, para alavancar o crescimento de nossa região.

É sim, tempo de enfrentar a crise política, porém a roda precisa girar e neste processo, quem estiver mais organizado, vai sobressair em todo cenário, seja ele econômico, social ou político. Precisamos restabelecer os conceitos do que queremos para o futuro, fazer autocritica e provocar novas diretrizes para nossa cidade.

Devemos crescer na crise, amadurecer, desejar e fazer um novo momento para nossa metrópole. Precisamos aferir os impactos de tudo que esperamos para esta capital, onde criar oportunidades de trabalho, promover inclusão social e desenvolver cidadania é construir uma nova fase da Sinop futurista.

Testemunhar as filas, os índices e as notícias de alta do desemprego, sem enfrentar isto com medidas colaborativas entre poder público e iniciativa privada, entre investidores nacionais e internacionais, entre tradição e inovação, é deixar de enxergar que nossa cidade pode mais.

Fernando Assunção
Sinopense de Coração
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!