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Estudantes ocupam escola contra a iniciativa privada assumir a Educação

Projeto do governo de MT quer passar gestão de unidades para empresas.Alunos dizem que só desocuparão escola quando governo desistir da PPP. Por G1/MT

Estudantes ocupam escola em Várzea Grande (MT) (Foto: Luiz Gonzaga Neto/TVCA)
Estudantes ocupam escola em Várzea Grande (MT) (Foto: Luiz Gonzaga Neto/TVCA)
Aproximadamente 50 estudantes ocupam desde domingo (22) a escola estadual Elmaz Gattas Monteiro, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, para protestar contra o projeto do governo de Mato Grosso de passar para iniciativa privada a gestão de 76 unidades de ensino, por meio de parceria público-privada. Eles afirmam que só vão desocupar a escola quando o estado recuar do projeto.
O  movimento conta com apoio da UNE (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e da AME (Associação Mato-grossense dos Estudantes). Os alunos dizem ser contra a corrupção na Secretaria de Educação - a pasta foi alvo de operação do Gaeco há 20 dias por suspeita de fraudes em licitação, o que provocou a saída do então titular da pasta, Permínio Pinto (PSDB).G1 entrou em contato com a Seduc, que informou que ainda deve se posicionar sobre o assunto.
Escola ocupada por estudantes em MT (Foto: Luiz Gonzaga Neto/TVCA)Escola ocupada por estudantes em MT (Foto: Luiz Gonzaga Neto/TVCA)Os estudantes disseram ainda que a educação em Mato Grosso passa por “caos” e “sucateamento” e que as escolas estão desestruturadas e “sem condições mínimas de trabalho para os profissionais da educação e para a construção de conhecimento”.
O governo já contratou a empresa que vai elaborar o projeto para definir os detalhes da parceria com a iniciativa privada e disse que vai fazer parcerias para ouvir a população sorbe a implantação do modelo de PPP na gestão escolar. O calendário deve ser anunciado em breve pela Seduc e pela Secretaria de Planejamento.
Ainda segundo o governo, a PPP tem como objetivo melhorar a qualidade dos serviços nas escolas. O projeto prevê a construção de 31 novas escolas, e reforma, ampliação, gestão, manutenção e operacionalização de serviços não-pedagógicos de outras 44 unidades escolares da rede estadual e 15 Centros de Formação e Atualização de Professores.
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