Publicidade 1
Publicidade 1

CMA analisa proposta de mudança no status de reserva biológica na Serra do Cachimbo

A região conhecida como Nascentes da Serra do Cachimbo, no sul do Pará, hoje uma reserva biológica, poderá ser transformada em duas novas unidades de conservação: um parque nacional e uma área de proteção ambiental. É o que estabelece projeto na pauta da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) que será votado em caráter terminativo na reunião extraordinária de terça-feira (2).
O autor do projeto (PLS 258/2009), senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), propõe que 162 mil hectares da reserva biológica sejam convertidos no Parque Nacional Nascentes da Serra do Cachimbo, localizado entre os municípios paraenses de Altamira e Novo Progresso, e outros 178 mil hectares, em Altamira, passem à condição de Área de Proteção Ambiental Vale do XV.
De acordo com a lei que trata do Sistema de Unidades de Conservação (Lei 9985/2000), as reservas biológicas devem ter preservação integral, sem interferência humana, e as áreas particulares em seus limites devem ser desapropriadas. Já os parques nacionais podem ter destinação turística. No caso das áreas de proteção ambiental, é permitida a ocupação humana, com atividades ecologicamente sustentáveis e proteção da diversidade biológica.
A mudança proposta, conforme justifica seu autor, evitaria a remoção de população que reside na área. No local onde será criada a Área de Proteção Ambiental Vale do XV vivem cerca de duzentas famílias, que se dedicam à pecuária e à produção comercial de arroz, banana, abacaxi e café.
O relator, senador Cícero Lucena (PSDB-PB), votou pela aprovação da matéria, com três emendas de redação. O parlamentar argumenta que “o projeto de lei permite a manutenção dos empregos e das atividades econômicas dos produtores rurais que vivem na área sem causar novos impactos ao meio ambiente”. Ele acolheu mudanças de redação feitas quando da tramitação da matéria na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).
Se aprovado pela CMA, o projeto seguirá para a Câmara dos Deputados, caso não haja recurso para votação no Plenário do Senado.

Por Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!