Publicidade 1
Publicidade 1

Vera sedia Reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica da Margem Direita do Rio Teles Pires


O município de Vera sediou na tarde desta terça-feira (26), a 2ª  Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica da Margem Direita do Rio Teles Pires. Quatro municípios integram esta Bacia; Vera, Nova Ubiratã, Sorriso e Sinop.

Afrânio Migliari, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Sorriso é  presidente do Comitê e conduziu os trabalhos abordando os seguintes assuntos:  Projeto de Recuperação de Cursos da Água dos municípios que integram a  Bacia - Câmara Técnica de Barramento de cursos d’agua de propriedades rurais - Elaboração do Plano de Recursos Hídricos.

O Prefeito Nilso Vígolo elogiou o evento.

"Ter a reunião do Comitê em nossa cidade é muito importante. Vera é banhada por vários rios: Fonseca, Sofrimento, Tartaruga, Negrinho, e três deles desaguam no Grande Teles Pires, Celeste, Cayabi e Nandico.  Parabenizo o empenho deste Comitê por que sei de sua nobreza em desenvolver políticas conservacionistas e preservacionistas, criando mecanismos para que os municípios possam  utilizar a água de maneira correta e eficiente”, concluiu o prefeito. 

O Secretário de Agricultura e meio Ambiente de Vera, Saulo Geraldo de Oliveira, ressaltou  a função principal do grupo.

“O Comitê de Bacia Hidrográfica é um instrumento de efetiva participação social. É uma verdadeira gestão de Recursos Hídricos, uma vez que todos estão empenhados em assegurar à atual e às futuras gerações a necessária disponibilidade de águas, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos”, disse.

Saulo fez questão de enfatizar também que o grupo realiza um trabalho participativo, democrático transparente e objetivo discutindo políticas de preservação de rios e nascentes que fazem parte de sua Bacia.

Participaram do encontro mais de 20 pessoas representando diversos setores: SEMA (SInop), EMPAER (Sinop), EMBRAPA (Sinop), AMIL (Sinop), Frigobon (Sinop), Frialdo (Sinop), Curtume (Sinop), UNEMAT (Sinop), UFMT (Sinop), Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Sinop, Aprofir (Sorriso), Clube Amigos da Terra (Sorriso) e SAMA (Sorriso).

Do Município de Vera, estava presente o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luíz Matias Xavier e a Veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, Liana Betega. A reunião aconteceu no auditório do Centro de Eventos.

Os Comitês têm  atribuições de caráter normativo, consultivo e deliberativo. No Brasil, existem mais de 180 Comitês de Bacias Hidrográficas (carinhosamente chamado também de Parlamento das Águas).

_______________________________
Márcia Ferreira 
Assessoria de Imprensa
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!