Publicidade 1
Publicidade 1

Famato acompanha Caravana da Integração na América do Sul


Por entender que a chegada ao Pacífico e, por conseguinte, a travessia de países da América do Sul podem se transformar em oportunidades para o crescimento do mercado agropecuário de Mato Grosso, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato) participa, a partir desta sexta-feira (22/04), da Caravana da Integração. Promovida pelo governo de Mato Grosso, a expedição, prevista para durar sete dias, reunirá autoridades do Executivo e do Legislativo e empresários do Estado para estreitar relações comerciais com Bolívia, Chile e Peru.

“Os países da América do Sul, principalmente esses que estão muito próximos à divisa com Mato Grosso, são mercados em potencial para a nossa produção. Além disso, a saída pelo Pacífico, logicamente dentro das condições logísticas ideais, é sim uma alternativa que pode baratear o envio de produtos agropecuários do Estado para exportação rumo à Ásia, que já é grande consumidor de nossa produção”, apontou o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado.

A caravana da Famato reuniu presidentes de Sindicatos Rurais do Estado – de Campo Novo do Parecis e Aripuanã -, além de diretores sindicais, todos com a mesma expectativa de vislumbrar, na chegada até o Pacífico, novas saídas para a produção agropecuária de Mato Grosso.

Formam o comboio, que saiu às 6 horas de Cuiabá com destino primeiramente à Bolívia, 29 veículos, com mais de 190 integrantes só de brasileiros. Membros de outras entidades do setor agropecuário também compõem o grupo, como as associações de Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), de Produtores de Sementes (Aprosmat) e de Produtores de Algodão (Ampa). O Movimento Pró-logística, custeado por entidades empresariais do Estado, sobretudo por instituições do agronegócio, criado para reconhecer e cobrar avanços de logística de transporte para produção de Mato Grosso, também integra o grupo.

O comboio tem como líder principal o governador Pedro Taques. Além das comitivas brasileiras, dentro do território boliviano, autoridades do país vizinho, que estiveram presentes na Feira Internacional de Turismo do Pantanal nesta semana, também acompanharão os veículos.

Nos três primeiros dias, a viagem transcorrerá dentro de território boliviano. No quarto dia, os carros percorrerão cidades chilenas, inclusive Iquique, já no Oceano Pacífico, onde portos de embarque de grãos serão visitados. No quinto dia, a viagem adentra o Peru, onde um terminal internacional portuário também faz parte do roteiro. A expedição finaliza no dia 27 de abril, em Arequipa, no Peru.

Da Assessoria
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!