Publicidade 1
Publicidade 1

Hospital Santa Rosa é único na lista de critérios de qualidade da ANS


Pioneiro na busca pela Acreditação – o selo de qualidade das instituições de saúde – o Hospital Santa Rosa é o único de Mato Grosso a figurar na lista de critérios de qualidade da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), divulgado nesta terça-feira (29).

Para fazer parte da lista, o Hospital Santa Rosa atendeu critérios de qualidade importantes de atendimento. A classificação mostra o desempenho dos estabelecimentos segundo três indicadores: acreditação, índice de readmissão hospitalar e segurança do paciente.

Na lista desta terça, a ANS disponibilizou pela primeira vez informações sobre os atributos dos prestadores de serviços da saúde a fim de oferecer aos usuários subsídios para acompanhar e avaliar o padrão da oferta de serviço.

Entre os indicadores do levantamento realizado pela ANS está a acreditação. De acordo com a agência, a lista de hospitais acreditados mostra os estabelecimentos que possuem certificação máxima de qualidade emitida pelas instituições habilitadas para fazer tal avaliação.

No fim de fevereiro último, o Hospital Santa Rosa foi recertificado no nível máximo de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado de Acreditação com Excelência tem validade de três anos.

O Hospital Santa Rosa recebeu o primeiro certificado em 2007 e atingiu o nível máximo durante a sequência do processo de avaliação da ONA. “Fomos o primeiro hospital de Mato Grosso a ser Acreditado. Já estamos em 2016 e nenhum outro hospital ainda buscou isso”, comentou a diretora assistencial do Hospital Santa Rosa, Mara Lilian Soares Nasrala.

Segundo a ANS, a acreditação é um procedimento de verificação externa dos recursos institucionais e dos processos adotados pelas instituições e mede a qualidade da assistência através de um conjunto de padrões previamente estabelecidos.

“Isso significa que utilizamos processos claros e oferecemos uma assistência segura a quem nos procura”, ressaltou Mara.

Outro indicador avaliado pela ANS é a segurança do paciente. O Hospital Santa Rosa está na lista de instituições que possuem o Núcleo de Segurança do Paciente cadastrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De 2014 até hoje, apenas 22,3% dos estabelecimentos hospitalares possuem núcleos cadastrados.

QUALIDADE – Gerente de Qualidade do Hospital Santa Rosa, Amanda Greipel explica que, com o cadastramento do Núcleo junto à Anvisa, procedimento obrigatório desde 2013 com o Programa Nacional de Segurança do Paciente do Ministério da Saúde (MS), devem ser gerenciado protocolos obrigatórios e indicadores de segurança, bem como a notificação de qualquer evento adverso, o que ajuda o MS a verificar o perfil dos hospitais com relação à segurança do paciente.

O levantamento da ANS nesse indicador tem como objetivo estimular a melhoria contínua dos processos de cuidado e uso seguro das tecnologias de saúde, a disseminação da sistemática da cultura de segurança, a articulação e a integração dos processos de gestão e risco e a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.

“O hospital que tem qualidade, como a gente tem, até por ser certificado, cobra também iniciativas positivas com relação à segurança do paciente. Uma coisa puxa a outra, para ter qualidade, precisa ter segurança, então a gente acaba sendo destaque nessas duas listas”, disse.


Att,

Assessoria de Imprensa Hospital Santa Rosa - ZF Press
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!