Publicidade 1
Publicidade 1

Distúrbio que afeta predominantemente os homens pode levar à sangramento excessivo

A hemofilia é uma doença genético-hereditária que causa deficiência quantitativa e qualitativa nos fatores de coagulação do sangue e se manifesta quase que exclusivamente em homens. 
 Dra. Audrey Zeinad, hematologista que integra o corpo clínico do laboratório Cedic Cedilab fala sobre o assunto. Por Julia Carneiro
 
O Brasil está em terceiro lugar no ranking de pacientes com doenças ou distúrbios do sangue (coagulopatias). As estatísticas, do Ministério da Saúde, indicam também que existem aproximadamente 12 mil pessoas com hemofilia - um distúrbio hereditário que afeta a coagulação do sangue levando a sangramentos prolongados externos, ou internos, dentro das articulações ou dos músculos.

De acordo com a Dra. Audrey Zeinad, hematologista que integra o corpo clínico do laboratório Cedic Cedilab, a hemofilia afeta com maior frequência a população masculina. “Isso acontece porque esta é uma doença hereditária relacionada ao cromossomo X. Já que o homem é formado pelo par de cromossomos sexuais XY, todas as suas filhas serão portadoras, e estas filhas poderão ter filhos hemofílicos (chance de 25%) e filhas portadoras (chance de 25%)”, explica.

A medicina identifica o hemofílico como aquele indivíduo que tem deficiência do fator VIII de coagulação, caracterizado como o tipo A, mais comum, ou o tipo B, pela deficiência do fator IX de coagulação. “Quando a pessoa sofre uma batida ou um trauma há um rompimento da parede do vaso, e o sangue começa a extravasar. O nosso corpo conta com um sistema de reações que fazem com que haja a formação de uma rede de fibrina, que impede que todo o esse sangue saía pela parede do vaso que foi rompida. Esse processo de coagulação fica deficiente em quem tem distúrbio dos fatores VIII ou IX”, completa a médica.
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!