Publicidade 1
Publicidade 1

Números de casos de dengue triplicam em relação a 2014 em Guarantã do Norte

Guarantã do Norte, foram 345 casos notificados de dengue de janeiro a dezembro deste ano de 2015. Por Rosângela Lima/Rede Continental
Segundo o boletim epidemiológico da doença, emitido pela Secretaria de Saúde de Guarantã do Norte, foram 345 casos notificados de dengue de janeiro a dezembro deste ano - um aumento de 300% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando teve pouco mais de 29 notificações. 

A população preocupada com a situação em que o estado de Mato grosso se encontra com o índice de dengue, reclamações chegaram ao departamento de jornalismo da rádio Continental, segundo os moradores o Ginásio localizado no bairro 13 de Maio, estaria alagado, com acúmulos de larvas, em contato com a secretaria de saúde, a afirmação é que o local já foi tratado e que se leva certo período para o produto fazer efeito, mas o local já foi fiscalizado.

 Em oportunidade Ema coordenadora da Vigilância Sanitária, frisou que as principais medidas de prevenção já estão sendo tomados, que é alertar, orientar os munícipes sobre o trabalho de prevenção, e a secretaria de saúde através dos agentes comunitários realizam atividades de vistoria e orientação casa a casa, segundo a coordenadora.

O alerta também vale para a população, a qual deve se manter atenta e realizar a limpeza diária nas residências, evitando o acúmulo de lixo, manter a caixa d’água tampada de forma adequada; não acumular vasilhames, lixos e embalagens no quintal; limpar com frequência as calhas; e colocar areia nos pratos dos vasos de planta, trocar a água do seu animal de estimação constantemente.

  ”A população precisa se sensibilizar” para o combate e controle do mosquito Aedes aegypti, ainda mais, já que ele também transmite a chikungunya e o zika vírus, um caso que esta preocupando os moradores do município, pois neste ano já são cinco casos de zika vírus registrados em Mato Grosso.

Já a febre chikungunya não tem notificações, apenas um caso importado no município de Cuiabá.

“Isso é um dever de todos e os cuidados são os mesmos, o de não deixar o mosquito nascer, porque é mais fácil combater ele em sua forma larval do que voando”, frisa Ema.

Os sintomas da dengue, febre chikungunya e zika vírus são parecidos. A primeira manifestação é a febre alta, acompanhada de dores articulares e musculares, dores de cabeça, fadiga e manchas avermelhadas na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. 

Caso apresente os sintomas das doenças, a pessoa deve procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso de medicamentos sem prescrição médica.

Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!