Publicidade 1
Publicidade 1

Dia de campo mostra benefícios da ILPF em Marcelândia (MT

Será realizado neste sábado, dia 12 de dezembro, a partir das 7h30, o 2º Dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na Fazenda Vô Berto, em Marcelândia (MT). Promovido pela Embrapa e parceiros, o evento é direcionado aos pecuaristas, agricultores, silvicultores, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais vinculados ao agronegócio.

Os interessados em participar, poderão se inscrever gratuitamente no local do evento, a partir das 7h30.
A Fazenda Vô Berto é uma das Unidades de Referência Tecnológica (URT) acompanhadas pela Embrapa em Mato Grosso. Desde 2013, em uma área de 20 hectares, foi instalado um sistema silviagrícola utilizando como componente florestal o eucalipto e a acácia mangium e como componente agrícola a soja e o milho. A expectativa é de que esta área com integração de sistemas seja ampliada em breve para 130 hectares.
Programação
A programação do dia de campo contará com palestras, apresentações, circuito das estações a campo e confraternização.
Após a abertura, prevista para às 8h,  o presidente do Sindicato Rural de Marcelândia, Agenor Andrade Neto falará sobre a nova matriz produtiva do município de Marcelândia e região. Na sequência, o "Programa de Desenvolvimento Florestal Sustentável para Mato Grosso" será apresentado pelo superintendente de Desenvolvimento Florestal da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, José Juarez de Faria. Finalizando a primeira parte do evento, a coordenadora do Projeto Rural Sustentável, Kátia Cavalheiro, fará uma explicação sobre o projeto que dá incentivos para produtores e técnicos que adotam tecnologias sustentáveis, como a ILPFem dez municípios de Mato Grosso, entre eles Marcelândia.

Após as apresentações iniciais, os participantes serão divididos em grupos e percorrerão um circuito de três estações de campo, sendo uma sobre cada componente no sistema de ILPF.
O manejo da cultura da soja em áreas novas e a fixação biológica de nitrogênio em gramíneas e leguminosas em ILPF serão os temas apresentados pelos pesquisadores da Embrapa Edison Ramos e Anderson Ferreira na estação sobre a lavoura.
No espaço dedicado à pecuária, Agenor Pelissa, da Agropel Sementes, fará um contraponto entre a recuperação de pastagens convencional e a recuperação feita por meio da integração lavoura-pecuária. Na mesma estação, Murilo Guimarães, da Campo S/A, abordará a importância da pecuária em sistemas de integração lavoura-pecuária.
Já na estação sobre componente florestal, o analista da Embrapa Diego Antonio mostrará os resultados preliminares do desempenho dos clones de eucalipto na fazenda Vô Berto.  A importância do plantio de árvores no cenário atual do setor de florestas plantadas será o tema da palestra do presidente da Arefloresta, Fausto Takizawa. A programação contará ainda com uma apresentação institucional do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem).
Rede Fomento à ILPF
O 2° Dia de Campo da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta  na Fazenda Vô Berto conta patrocínio da Rede de Fomento à ILPF, grupo formado pela CocamarDow AgrosciencesJohn DeereParkerSchaefflerSyngentae Embrapa para fomentar a transferência de tecnologia sobre sistemas integrados de produção em todo país.
A integração lavoura-pecuária-floresta é um dos pilares do Plano ABC, programa de metas criado pelo Governo Federal para redução das emissões de gases de efeito estufa na agricultura.
Por Gabriel Faria
Compartilhar no Google Plus
    Comentar com o Site
    Comentar com o Facebook

0 comentários :

Postar um comentário

Comentários são de responsabilidade se seus autores

Copyright © Roteiro Notícias - Guarantã do Norte e Região
Rua Natal, 550 – Jardim Vitória – Guarantã do Norte - MT
Email: celioroteiro2009@hotmail.com - Fone: (66) 9604 - 2681
Todo material deste site pode ser reproduzido ou editado desde que citada a fonte: Roteiro Notícias
WEBSITE DESENVOLVIDO POR:

Tenha um site!